Search
quarta , 20 de setembro de 2017
  • :
  • :
   
  Apoio

Detran suspende convocação para troca de placas veiculares em Goiás

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) suspendeu a convocação para a troca das placas dos veículos por um outro modelo que contém itens de segurança. A medida, que seria obrigatória para todos automóveis e motos do estado a partir do próximo dia 4 de agosto, foi adiada devido à falta de estrutura do órgão para realizar o procedimento.

A troca continua sendo obrigatória apenas para três casos: emplacamentos de carros novos, transferência de veículo ou alguma modificação, como por exemplo, mudar a cor ou rebaixar o carro. Nestas situações, ainda é necessário comprar a nova placa, que contem um lacre de plástico com um número de série, além de um código de barras. A nova peça custa R$ 170, um aumento de R$ 20 em comparação ao modelo antigo.

Reprodução/G1

Reprodução/G1

De acordo com o Detran, não existe no órgão a estrutura necessária para realizar o reemplacamento obrigatório de todos os veículos. Com isso, os donos dos carros não serão mais convocados para ir até uma sede regional e trocar o item. Atualmente, a frota do estado é de três milhões de automóveis. Destes, apenas 130 mil estão circulando com o novo modelo de placa.

“Nós temos uma rede de atendimento com 79 postos. Nós estamos percebendo que essa rede é insuficiente para o chamamento de proprietários. Nós devemos ampliar os postos de lacração em todo estado antes desse chamamento”, disse o presidente do Detran-GO, João Furtado.

Com os novos itens de segurança, o Detran espera diminuir o número de adulterações e clonagens de veículos. “O condutor passa a circular, em um veículo que está equipado com essa placa, com maior segurança e menor possibilidade de clonagem, falsificação ou qualquer espécie de fraude”, afirmou Furtado.

Ainda não há uma previsão de quando todos os donos de veículos serão convocados para realizar o reemplacamento.

Fonte: G1




Comentários